A Prefeitura de Contagem esteve representada no Luppa Lab #4, realizado entre os dias 19 e 23 de maio, em Barcarena (PA). O evento faz parte da etapa presencial do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (Luppa), e reúne 38 cidades brasileiras que vêm se destacando na construção de políticas alimentares urbanas mais justas, sustentáveis e transformadoras.
Em nome do município estiveram presentes a subsecretária de Segurança Alimentar, Cida Miranda, e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Contagem (Comsan), José Willian da Silva, que participaram ativamente das atividades, levando a experiência de Contagem e, ao mesmo tempo, absorvendo novas práticas e ideias inspiradoras.
A cidade tem se destacado por seu compromisso exemplar com a valorização da agricultura familiar como um instrumento de promoção da segurança alimentar, por meio do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA).
O programa tem impactado positivamente a vida de mais de 300 pessoas, promovendo a valorização da biodiversidade local, gerando renda e fornecendo alimentos de qualidade para famílias em situação de vulnerabilidade social, instituições socioassistenciais e usuários dos serviços de saúde e da alimentação escolar.
A cidade de Barcarena impressionou as delegações com a robustez de seu PMAA, que hoje funciona de forma autônoma, com recursos próprios e uma legislação municipal sólida. A iniciativa prioriza agricultores familiares, extrativistas e comunidades ribeirinhas, promovendo não apenas segurança alimentar, mas também desenvolvimento econômico local com justiça social e preservação ambiental.
As visitas técnicas incluíram centrais de abastecimento, cooperativas, agroflorestas em uma ilha, unidades de produção de hidroponia e encontros com beneficiários diretos, tanto agricultores familiares quanto usuários dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Cras), que recebem cestas verdes fornecidas por meio do PMAA municipal. “É emocionante ver mulheres agricultoras liderando a produção e, ao mesmo tempo, impactando positivamente os serviços de saúde, educação e assistência social com alimentos frescos e de qualidade”, observou a subsecretária Cida Miranda.
A experiência de Contagem: 20 anos de uma política pública estruturada
Durante o momento de compartilhamento entre cidades, Contagem apresentou sua trajetória de 20 anos de política pública de segurança alimentar, construída com empenho, estrutura e sensibilidade social. Equipamentos, como restaurantes populares, bancos de alimentos e hortas urbanas, compõem um ecossistema que busca assegurar à população o direito humano à alimentação adequada.
O município reforçou o compromisso de consolidar essa política dentro da estrutura administrativa da Prefeitura, garantindo sua perenidade e efetividade como um direito fundamental. A participação no Luppa reforçou ainda a importância da inserção das ações de segurança alimentar no Plano Plurianual (PPA), etapa fundamental pela qual todos os municípios passam neste momento.
Segurança alimentar como eixo de justiça climática e desenvolvimento sustentável
Além das trocas institucionais, o Luppa Lab debateu os impactos da alimentação saudável e local no enfrentamento das mudanças climáticas, especialmente em uma região estratégica como a Amazônia, que será palco da COP 30.
“Defender as florestas, as águas e os povos que produzem alimentos de verdade é defender a vida e o futuro do planeta. Sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis são fortes estratégias para a justiça climática e para o bem viver nas cidades e no campo”, disse Cida Miranda.
A Prefeitura de Contagem segue reafirmando seu protagonismo e compromisso com o desenvolvimento humano, com políticas públicas sólidas, participativas e comprometidas com a dignidade de todas e todos.